Sobre a Bujinkan

Bujinkan Budo Taijutsu

Soke Masaaki Hatsumi
Soke Masaaki Hatsumi

Bujinkan (武神館) ou Bujinkan Budo Taijutsu é uma organização de artes maciais, criada pelo Dr. Masaaki Hatsumi em 1972 para promover a arte Ninja e as nove antigas tradições do guerreiro.

A organização é composta por um conjunto de nove escolas ou tradições (ryū), com três estilos de Ninjutsu e outros estilos da tradição Samurai e Budo. O grande mestre Masaaki Hatsumi viajava para fora do Japão todos os anos para ministrar Taikai (grande encontro ou grande estágio) em várias partes do mundo.

Origens

Soke Toshitsugu Takamatsu
Soke Toshitsugu Takamatsu

Hatsumi-soke teve seu primeiro contato com o Ninjutsu através de seu sensei Takamatsu Toshitsugu, que por sua vez obteve boa parte de seus conhecimentos em artes marciais por meio de Toda Shinryuken Masamitsu, avô de Takamatsu, e soke da escola Shinden Fudo Ryu. O avô de Takamatsu era um samurai e um descendente direto do fundador do Gyokko Ryu (e que o Gikan-ryu foi passado para Takamatsu através de outra fonte). Outras escolas, como a Takagi Yoshin Ryu e Kukishinden Ryu são de membros de famílias samurais. Hoje, a Bujinkan pretende incorporar técnicas que foram desenvolvidas pelas 9 escolas tradicionais, supervisionada pelo Dr. Hatsumi e outros Shihan.

Bujinkan no Brasil

A Bujinkan Budo Taijutsu entrou no Brasil em 1986, espalhando-se por todo país, tendo Dojos nas principais cidades brasileiras e continua crescendo cada vez mais, ganhando status e reconhecimento, inclusive das demais Artes Marciais.

 

Veja também:

 

Fonte: Wikipédia